domingo, 29 de maio de 2011

Recursos Web para Engenheiros

Não é mais novidade que a tecnologia cresce dia a dia, vários recursos tecnológicos e de rede são implementados outros são criados oferecendo ao engenheiro soluções e auxílios que podem ser aplicadas em todos os setores de uma empresa.
Neste post veremos uma breve apresentação de três tipos de conexão em rede. Uma delas cabe exatamente no seu projeto.



Internet


É uma rede de redes de computadores que se comunicam de forma transparente ao usuário através de um protocolo comum (PI). Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, ela possibilita ao engenheiro algumas soluções praticas listada a seguir:


·         Buscar de orçamentos – Fazer orçamentos, finalizar compras, acompanhar envio de insumos e ferramentas são feitas de forma segura através da Internet, e com a agilidade de encontrar tudo em um só lugar (várias lojas na frente da tela);
·         Acesso a redes sociais – Face book http://www.facebook.com.br/, Orkut http://www.orkut.com.br/, twitter http://www.twitter.com/ deixou de ser apenas um encontro social entre amigos, através destas redes sociais é possível encontrar profissionais habilidoso nas diversas áreas da engenharia. Tem também redes sociais voltadas exatamente para a busca de profissionais como o Linkedin http://www.linkedin.com/ (leia mais sobre o Linkedin no próximo post);
·         Acesso a extratos financeiros – Acessar conta pessoal e empresarial, executar diversas operações bancárias sem sair do escritório e sem filas;
·         Entre outros.


Intranet


É uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet. Consequentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também numa intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor.
Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini Internet confinada a uma organização.


Alguns dos benefícios da Intranet:
·         Redução de custos de impressão, papel, distribuição de software, correio e processamento de pedidos;
·         Redução de despesas com telefonemas e pessoal no suporte telefônico;
·         Maior rapidez e facilidade no acesso a localizações remotas, incrementando o acesso a informações da concorrência;
·         Facilidade de acesso a consumidores (clientes) e parceiros (revendas);
·         Uma única interface amigável e consistente para aprender e usar;
·         Informação e treinamento imediato (Just in Time);
·         Redução de tempo na pesquisa de informações;
·         Compartilhamento e reutilização de ferramentas de informação;
·         Redução no tempo de configuração e atualização dos sistemas;
·         Simplificação e/ou redução das licenças de software e outros;
·         Redução de custos de documentação e suporte;
·         Redução de redundância na criação e manutenção de páginas


Extranet


Extranet de uma empresa é a porção de sua rede de computadores que faz uso da Internet para partilhar com segurança parte do seu sistema de informação. Tomado o termo em seu sentido mais amplo, o conceito confunde-se com Intranet. Um Extranet também pode ser vista como uma parte da empresa que é estendida a usuários externos (rede extra empresa), tais como representantes e clientes. Outro uso comum do termo Extranet ocorre na designação da "parte privada" de um site, onde somente "usuários registrados" podem navegar, previamente autenticados por sua senha (login).
A extranet agiliza o dia a dia dos diversos setores da empresa, possibilita o acompanhamento de projetos, gerenciamento de estoque e compra, gestão de conhecimento e o compartilhamento de informações de forma segura e estruturada e tudo isso em tempo real.



Eis abaixo mais alguns benefícios do Extranet:
  •        Aumento da produtividade, pois o usuário perde menos tempo fazendo ou respondendo requisições e podem se concentrar em sua atividade principal.
  •          Disponibilização centralizada de aplicações
  •          Acesso fácil via software de baixo custo
  •          Necessidade mínima de treinamento para usuários novos
  •          Aplicações podem consultar e atualizar bancos de dados corporativos
  •          Seu alcance universal representa uma oportunidade de atuação no mercado global.
  •          Abre um canal ágil entre empresas e clientes. O feedback dos clientes. pode ser usado para melhorar a qualidade de produtos e serviços.
  •          Seu baixo custo reduz as despesas com divulgação e comercialização de produtos e serviços.
  •          A Web está associada a uma imagem de modernidade e agilidade que interessa a todas as empresas

A Extranet é um meio democrático, oferecendo chances iguais de exposição tanto para as grandes empresas quanto para as pequenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário