segunda-feira, 30 de maio de 2011

Engenharia e Redes Sociais

O crescimento de redes sociais tem ocorrido em grande proporção, visto que, cada dia mais um número maior de pessoas se inscrevem e criam contas de usuário nessas redes colocadas à disposição da sociedade.

Para exemplificar, temos o Orkut, onde o usuário ao criar sua conta, pode postar fotos, vídeos e trocar recados com outros usuários da rede. O Messenger é um programa que permite ao usuário conversar com pessoas em tempo real. O Twitter é uma espécie de blog onde os usuários postam fotos em tempo real utilizando a ferramenta Twitpic, também podem mostrar o que estão fazendo, ao vivo, através da Twicam. O Face book tem quase a mesma finalidade que o Orkut. É permitido ao usuário postar fotos e trocarem mensagens instantâneas. As redes sociais são bastante amplas, porém, estes supracitados são mais utilizados atualmente. As empresas em geral possuem aquele receio inicial e bloqueiam essas ferramentas,  com a visão de que estas reduzem a produtividade, contudo, aos poucos essa visão esta sendo dissipada, pois os empresários estão percebendo que a muito pra se ganhar na internet.

Sabe-se que as empresas devem viver mudanças cotidianas, inovar, pensarem globalmente, buscarem o conhecimento e serem sustentáveis. E, as redes sociais são excelentes para “ouvir  as vozes” daqueles que citam as marcas na internet. Há  a possibilidade de uma grande interação e conexão entre pessoas e idéias.

É possível também atingir clientes de todas as localidades e ganhar visibilidade e credibilidade com as diversas ferramentas. Entretanto, tudo isto exige esforço e dedicação para responder aos questionamentos dos clientes e interessados em conhecer o negócio e produtos. Não atualizar informações ou não responder questões levantadas, por clientes e parceiros,  dá a nítida impressão de que não há interesse da empresa com a internet 2.0,e com as redes sociais.  Isto é algo que prejudica muito a marca, sendo muitas vezes necessários grandes montantes para reverter.
Além de tudo isto, as redes sociais são gratuitas. Agora, os benefícios não são imediatos. Exige estratégia, planejamento, posicionamento.
10 Razões para se adotar redes sociais dentro das empresas:
  1. Acesso rápido e fácil ao conhecimento: com as ferramentas atualmente existentes, é muito fácil criar um ambiente onde as pessoas possam discutir, apresentar suas idéias e registrá-las para outras pessoas consultarem.
  2. O ser humano adora redes sociais: especialmente os brasileiros, uma vez que mais de 80% dos brasileiros, que se conectam a Internet participa de algum tipo de rede social. Brasileiro gosta de conversar;
  3. A inovação aparece: o ambiente das redes sociais facilita o surgimento da diversidade de perspectivas e opiniões, condição essencial para surgimento da inovação;
  4. Quebra da barreira geográfica: você pode conversar com qualquer pessoa independente da localização geográfica em que ela esteja;
  5. Quebra da barreira hierarquia: talvez seja esse o maior temor de quem está no comando das empresas. Não existem escadas que deve ser escaladas para que as informações e as opiniões cheguem ao alto escalão da empresa. Isso é irreversível e incontrolável;
  6. Comunicação direta sem intermediários: comunicação sem filtros. Não existe mais aquela de que “Quem conta um conto aumenta um ponto”;
  7. Identidade pessoal: nas redes sociais, você tem a oportunidade de mostrar quem você é. Você pode expressar suas opiniões e suas crenças;
  8. Referências: é uma oportunidade de criar um grande conjunto de referências para posteriores consultas;
  9. Política de portas abertas: deixe a comunicação fluir livremente e você se surpreenderá com a capacidade de criar coletivamente de seus funcionários;
  10. Tecnologia simples e fácil: não é preciso ser um expert em tecnologia ou em construção de sites para você montar sua rede social. Existem ferramentas que auxiliam qualquer pessoa na criação de um blog, por exemplo.

O LinkedIn, é um site de negócios que se parece muito com uma rede de relacionamento, foi fundado em 2002 e teve seu lançamento oficial no ano de 2003.
Uma pesquisa realizada a respeito do LinkedIn revelou que no mês de Novembro do ano de 2007, a rede social já tinha mais de 15,5 milhões de usuários, entre eles, as indústrias.
O LinkedIn tem como principal propósito permitir que seus usuários mantenham uma lista de contatos, permitindo assim a interatividade entre múltiplas empresas, as pessoas dessa listagem recebem o nome de conexões, e qualquer pessoa pode ser solicitada por um usuário para se tornar uma conexão, não havendo necessidade das pessoas serem cadastrada no LinkedIn.
Na hora de procurar emprego o LinkedIn pode ser muito útil, visto que este é uma ferramenta para expandir seus contatos. É uma lista de contatos variados constituída por ligações diretas, e indiretas, que facilita bastante para que possa vir conhecer algum contato profissional através de seus contatos mútuos, o LinkedIn pode ajudar a se desenvolver em sua carreira e a conquistar melhores oportunidades de trabalho.
Outra vantagem do LinkedIn no mercado de trabalho é que a rede social permite que as empresas possam listar e buscar por candidatos que correspondam as suas necessidades de contratação. Todos os candidatos a vagas de emprego pode ver o perfil de contratação quantas vezes sentir necessidade e assim descobrir qual a melhor maneira de ser apresentado ao empregador que deseja.
Por fim a rede social e profissional LinkedIn oferece o recurso LinkedIn Answers, que permite aos seus usuários buscarem respostas para suas dúvidas com relação ao serviço, o serviço de respostas do LinkedIn é gratuito e suas questões são diretamente relacionadas à busca de empregos, oportunidades e negócios, todo usuário precisa se identificar para que possa então perguntar ao LinkedIn answers. Aproveite todas as ferramentas que o LinkedIn trás até você e conquiste aquela tão sonhada vaga.

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